crespo

PROJETO CRESPO EMPODERAMENTO

JUSTIFICATIVA:

No intuito de combater as desigualdades raciais, que ainda estão presentes nas relações sociais e educacionais, o projeto Crespo Empoderamento propõe que, possa-se reconhecer a necessidade de combater o racismo com intervenções no âmbito escolar. Sendo assim, faz-se necessário de forma decisiva o enfrentamento em todas as formas de discriminação, pois a escola é por excelência o espaço eficaz, propício para realização das atividades contundentes, contínuas no combate ao racismo e a intolerância religiosa. Observamos que, no meio escolar precisam ser realizadas ações, para que possamos dissipar das nossas relações, esse problema.

O ambiente escolar é o espaço adequado para construirmos uma sociedade efetivamente igualitária e justa, que contemple as relações raciais de forma equânime, que possamos ao final da década dos afrodescendentes celebrar mudanças reais e positivas aos negros/as e aos não negros/as.

O Crespo empoderamento é uma iniciativa do Núcleo de Educação para as Relações Étnicorraciais e Diversidade – SEMED que valoriza a História e Cultura Afro – Brasileira, que altera a Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. ( MEC, 2003)

O Projeto Crespo Empoderamento objetiva a valorização, a elevação da auto-estima e do sentimento de pertencimento racial positivo que está de acordo com os princípios propostos pela implementação das leis 10.639/03 e a 11.645/08, nas escolas públicas Municipais. Sendo um processo pedagógico que envolve: Educação, estética, recursos didáticos e eventos culturais. Dessa forma, efetuaremos uma das ações do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais (2013, p. 51), para o ensino fundamental que consistem em: “Apoiar a organização de um trabalho pedagógico que contribua para formação e fortalecimento da autoestima dos jovens, dos(as) docentes e demais profissionais da educação”. Sendo assim, o Projeto Crespo Empoderamento busca positivar a autoconfiança dos discentes, por meio de atividades artísticas atrativas, valorizando as pessoas de cabelos crespos.

OBJETIVOS:

  • Valorizar as pessoas de cabelos crespos, bem como sua identidade, raízes e sua importância na história brasileira, visando combater o racismo e o preconceito, realizando ações que contemplem a década do afrodescendente.
  • Positivar e elevar a auto-estima da população negra, principalmente dos alunos das escolas municipais que participarão desta ação, dessa forma valorizando-os e dando atenção especial aos que se entendam e apresentem visíveis traços afro-descendentes, por ações de combate ao chamado “racismo de marca” (racismo exercido sob discriminação negativa de seu fenotípico) e ampliar o entendimento de uma consciência e sentimento de pertencimento racial, valor cultural, social e político de auto-afirmação.

METODOLOGIA:

O crespo Empoderamento ocorrerá nas escolas que tenham intenção de participar, com seção de fotos em dia e hora agendadas, com o número de participantes definido pela escola. A intervenção acontecerá por meio de contação de histórias, vídeos, músicas, brincadeiras e rodas de conversa, seguidas por seção de fotos dos/as alunos/as participantes. As escolas terão a oportunidade de preceder a realização da ação com atividades desenvolvidas na escola, utilizando a temática de forma lúdica, apresentando o resultado deste trabalho no dia da realização do projeto, que devem ser executados em todo o ano letivo, culminando com as programações do mês de novembro.


>>> FOTOS <<<

2017| 2018